Egressos (ex-alunas e ex-alunos) DO PPGEM

Informações providas por 151 egressos do PPGEM que defenderam suas dissertações e teses entre 2010 e 2020.

Qual é a sua formação no PPGEM?


1. Você atualmente atua NO PAÍS na área das Engenharias Metalúrgica, Materiais e de Minas
(seja no ensino, pesquisa, produção, serviços, etc.)?

44% dos egressos do PPGEM estão atuando em empresas nacionais associadas às Engenharias Metalúrgica, Materiais e de Minas. 25% dos egressos atuam em instituições de ensino e pesquisa. Essa porcentagem de egressos em universidades/centro de pesquisa aumenta para 49% para aqueles que cursaram o doutorado. Já para os que cursaram apenas o mestrado, 60% atuam em empresas da área. De uma maneira geral, 89% dos egressos trabalham em atividades ligadas às Engenharias Metalúrgica, Materiais e de Minas.

2. Você atualmente atua NO EXTERIOR na área das Engenharias Metalúrgica, Materiais e de Minas
(seja no ensino, pesquisa, produção, serviços, etc.)?


7% dos egressos do PPGEM estão atuando no exterior em atividades ligadas às Engenharias Metalúrgica, Materiais e de Minas, sendo que 5% se encontram em empresas e 2% são alunos de doutorado ou pós-docs no exterior.

3. Qual das seguintes áreas, as suas atividades profissionais se concentram?


27% dos egressos têm suas atividades profissionais associadas à produção, enquanto 48% estão ligados à atividades de ensino e pesquisa. Para aqueles que cursaram apenas o mestrado, a porcentagem chega a 39% para atividades ligadas à produção, enquanto 73% dos que cursaram o doutorado têm suas atividades associadas ao ensino e pesquisa.

4. A obtenção do título de mestre/doutor no PPGEM contribuiu para (múltiplas opções puderam ser selecionadas)...


Grande parte dos egressos (82,8%) salientou que os mestrados/doutorados no PPGEM geraram atualização e extensão de conhecimentos. Além disso, foram mencionados incrementos salariais (29,8%) e contratações por empresas privadas (29,1%) e públicas (17,9%). Essas porcentagens se mostram diferentes para aqueles que cursaram o mestrado em comparação com aqueles que cursaram o doutorado. Por exemplo, 29% daqueles que cursaram doutorado reportaram sucesso em concursos públicos, enquanto 41% mencionaram incremento salarial após a conclusão dos doutorados.

5. Após a obtenção do seu título de mestre/doutor no PPGEM, você (selecione múltiplas opções, se for o caso)...


45% dos egressos do PPGEM participaram de autoria de artigos publicados em periódicos depois da sua formação no PPGEM. 47% e 30,5% participaram de projetos de pesquisa e ensino, respectivamente, após a obtenção dos graus de doutor/mestre no PPGEM. Os dados para aqueles que obtiveram o grau de doutor no PPGEM mostram que 66% foram autores de artigos em periódicos após a conclusão dos doutorados no PPGEM, enquanto 13,6% participaram da elaboração de patentes.

6. No caso de algum(a) colega/amigo(a) com interesse em realizar mestrado/doutorado no país em
Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas, você:


96,7% dos egressos aconselhariam algum conhecido interessado em pós-graduação a cursá-la no PPGEM.

Redes sociais

Contato
Av. Antônio Carlos, 6627 - Campus da UFMG - Pampulha
Escola de Engenharia - Bloco 2 - Sala 2230 - CEP 31270-901
 31-34091801 e 34093652 -  ppgem@demet.ufmg.br